Pipa e Sopa, por que elas podem acabar com a internet como a conhecemos?

Por: Daniel Braz 


Desde o dia 19 de Janeiro o governo americano vem travando uma dura empreitada contra os servidores de compartilhamento de arquivos na internet. O primeiro foi o saudoso MEGAUPLOAD, que teve sua sede invadida pelo FBI na semana passada, apreendendo equipamentos, prendendo funcionários e caçando proprietários do servidor fundado pelo Neozelandês Kim Dotcom, e que até bem pouco tempo era uma das maiores fontes de download de filmes e jogos da internet, Após isso, Filesonic, Fileserv, Filejungle já desativaram o compartilhamento de arquivos e ainda querem nos convencer de que Hugo Chaves e Armadinejah são uma ameaça mundial.


Parece que mesmo com o adiamento da votação no Congresso Americano do Pipa (“Protect Intellectual Property Act”), Ato de Proteção a Propriedade Intelectual, adiada no congresso Americano Pelos Democratas que seria votado na próxima terça-feira a ameaça continua. Lamar Smith, a republicana que preside o Comitê Judiciário da Câmara, seguiu o exemplo e também adiou indefinidamente a votação do Sopa (Stop Online Piracy Act) – Ato que visa acabar com a Pirataria Online, de projeto similar ao Pipa que seria discutido na Casa nos próximos meses - até que haja acordo sob o projeto.

Apesar de alguns senadores que apoiavam a Pipa desde que o projeto foi criado terem retirado seu apoio na quinta-feira, após a série de protestos que invadiu a internet. A versão em inglês da maior enciclopédia colaborativa da rede, a Wikipédia, saiu do ar, por exemplo, em repúdio ao Pipa e ao Sopa, outras empresas como o Google e o Facebook também estão se juntando a causa.

As leis pretendem dar um fim a pirataria e bloquear o acesso a sites que comercializam conteúdos piratas como música, filmes e livros além de impedir empresas de pagamento de transferir dinheiro para seus donos e suspender publicidades relacionadas a eles. Motores de busca como o Google, seriam obrigados a apagar links para tais sites dos resultados das pesquisas e provedores seriam obrigados a cortar o acesso – principalmente a sites estrangeiros. É o fim da internet como a conhecíamos onde tudo era possível, onde o acesso a cultura informação e entretenimento eram acessíveis a todos, onde era possível ler livros caros demais para pessoas sem alto poder aquisitivo, onde você podia adquirir um cd que na loja custa muito caro, onde o morador de comunidades onde não há cinema podia assistir a filmes em cartaz e onde quem não tinha condições de pagar uma TV a cabo podia assistir a suas séries e documentários favoritos. Produtores de conteúdo e estúdios de cinemas como Disney, Universal, Paramount e Warner Bros. e outros gigantes apoiaram a iniciativa.

Acabou! O sonho utópico onde todos tinham acesso a quase tudo que o dinheiro podia comprar,  sem comprar, acabou!  A Internet como conhecíamos vai perder a graça, vai tornar-se apenas mais um meio comercial, onde só entra quem tem dinheiro e limite alto no cartão de crédito, é provável que no futuro você tenha que pagar até pelo clique do mouse, são esses mesmos políticos do congresso americano, alarmados pela crise financeira infindável, que cortaram gastos até com morto vivo, como foi o caso de Osama Bin Laden, depois de 10 anos de guerra contra o terror afirmaram matar o problema e sumir com o corpo. Estão desesperados endividados, como disse o presidente americano Obama, em recente pronunciamento no último dia 24, a maior discussão do ano passado foi o debate para saber se o país outrora mais rico do mundo pagaria ou não suas contas. Agora o mundo sofre as conseqüências, estão acabando com a Internet, Inclusive aqui no Brasil tramita uma proposta similar a Lei 84/99 que teve sua votação adiada devido à mobilização dos internautas brasileiros.

Então meus amigos, a pergunta é: Até onde eles estão dispostos a ir? Querem a resposta? Vejam o vídeo abaixo.



Comentários