Aos 26 anos, hacker Aaron Swartz comete suicídio

Na última sexta-feira (11/1), Aaron Swartz, hacker que ajudou a fundar o site de compartilhamento Reddit e o Creative Commons, cometeu suicídio em Nova York, informou O Globo.

“Infelizmente, essa informação trágica e triste é verdadeira”, confirmou o advogado do jovem, sem dar mais detalhes sobre o falecimento.

Segundo o especialista Chris Soghoian, "o governo usou contra um gênio de 26 anos as mesmas leis que aplica a quem assalta bancos pela internet". A família do ativista acusa a Justiça de ser "repleta de intimidação e exagero".

Com apenas 14 anos, Swartz ajudou a desenvolver o RSS, formato de feed de conteúdo muito utilizado na internet. Além disso, participou da criação do Creative Commons e dirigiu a ONG Demand Progress, que atua na área de políticas públicas online.

Após ter sido indiciado por fraude em 2011, Swartz enfrentava um processo criminal e era acusado de furtar artigos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Na ocasião, o rapaz de 26 anos teria invadido uma sala reservada do MIT e baixado 4,8 milhões de trabalhos digitalizados. Em setembro passado, declarou-se inocente, mas ainda podia ser sentenciado a até 35 anos de prisão.

Em 2007, o jovem escreveu em um post no seu blog que sofria de depressão. No texto, ele também reclamou de constantes enxaquecas e dores no estômago.

Rafael Reid, presidente do MIT, afirmou que nomeou um professor para investigar o papel da universidade na morte da Swartz.

Fonte: Uol


Comentários